Dirigindo Estados Unidos Florida

Como dirigir nos Estados Unidos

Depois de muitos anos dirigindo na Flórida e mais alguns morando na região de Orlando (Flórida/EUA), se tornou muito fácil reconhecer quem é motorista local e quem não é. Basicamente, se eu estiver dirigindo e ficar com raiva ou frustrado, o motivo destes sentimentos foi um motorista estrangeiro. Por isso, o motivo deste artigo é ajudar os outros motoristas à sua volta, evitar que você leve uma buzinada ou mesmo a uma multa.

Acredito que todo motorista deve apenas se aventurar a dirigir em território estrangeiro após tomar conhecimento das leis locais de trânsito, isso evita pagar micos e as multas, mas parece que isso não é regra entre os motoristas estrangeiros, que as vezes até sem conhecimento suficiente da língua, alugam um carro e tomam as ruas, tornando o transito um inferno e colocando sua vida e bolso em risco.

Pretendo ser prático e objetivo aqui neste artigo e se você mantiver em mente o que aprender aqui, todos ganham.

Vamos às dicas:

Turn Right on Red: Virar a Direita no Sinal Vermelho.

redlight

Ao contrário do Brasil, é comum nos EUA que se vire à direita no sinal vermelho, com o objetivo de fazer o transito fluir de forma inteligente. Mas você deve dar a vez para os carros se aproximando, para pedestres, ciclistas, cachorros, tartarugas e o que mais estiver na preferência. Lembre que seu veículo deve ficar parado por pelo menos dois segundos, antes de prosseguir, mesmo que não exista nada impedindo seu caminho, faça isso sempre, pois caso o cruzamento possua RED LIGHT PHOTO ENFORCED, você poderá levar uma multa caso não pare por dois segundos. Porém, quando não for permitido virar à direita no vermelho, isso será mencionado, pois alguns cruzamentos são perigosos para a manobra. Portanto fique atento às placas: se houver uma placa escrita NO TURN ON RED, você não pode dobrar à direita no sinal vermelho. Se não houver essa placa por favor aguarde dois segundos e VIRE, não espere o sinal abrir e ajude o trânsito.

Segue um vídeo para ajudar a demonstrar a manobra (em inglês):

4 Way Stop: Parada de 4 vias.

Em uma parada de 4 vias, o primeiro carro a chegar no cruzamento recebe o direito de passagem. Não importa onde o veículo esteja localizado ou em que direção ele esteja viajando, esta regra sempre será aplicada quando alguém chegar claramente ao sinal de parada primeiro. No entanto, desconfie de motoristas agressivos ou distraídos que podem descartar essa regra. Quando dois veículos chegam a uma parada de 4 vias ao mesmo tempo lado a lado, o veículo mais à direita tem o direito de passagem. Se três veículos chegarem ao mesmo tempo, o carro mais à esquerda deve continuar a ceder até que os outros carros à direita deles tenham passado.

Ao chegar a um cruzamento frente a frente com outro veículo, é importante usar sinais. Quando dois veículos chegam a uma parada de 4 vias ao mesmo tempo, e se encontram frente a frente e um dos veículos pretende virar e o outro pretende seguir em frente, o veículo que segue em frente tem direito de passagem. Lembre-se de que, se ambos os veículos estiverem em linha reta ou virando na mesma direção, ambos podem prosseguir ao mesmo tempo, pois não se cruzarão. Quando dois veículos chegam a uma parada de 4 vias ao mesmo tempo, e se encontram frente a frente e um dos veículos pretende virar à direita e o outro pretende virar à esquerda, o veículo que vira à direita tem direito de passagem. Avance lentamente antes de entrar no cruzamento para indicar aos outros motoristas que você está fazendo a curva. O motorista que vira à esquerda deve esperar até que o outro carro passe totalmente.

Segue um vídeo para ajudar a demonstrar a manobra (em inglês):

Red Light Photo Enforced: Radar de Sinal Vermelho

red-light-photo-enforced-sign

Apesar de não existirem radares fixo de controle de velocidade, devido aos constantes acidentes em cruzamentos envolvendo motoristas que não param no semáforo quando devem, foram instalados em diversos cruzamentos perigosos os radares para quem fura o sinal vermelho. Se você ver essa placa, PHOTO ENFORCED, isso quer dizer que você poderá ser multado se furar o sinal vermelho. Portanto ao ver o sinal amarelo, diminua a velocidade e pare antes da linha branca, pois após ela está localizado o sensor.

Center Lane (Suicide Lane): Pista Central

centerlane

Essa pista tem a função de ajudar nas entradas e saídas da rua, você pode e deve usar essa pista para fazer uma conversão. Aqui é melhor dar um exemplo para ficar claro: Você esta na saída de um posto de gasolina e quer virar à esquerda numa via de mão dupla, mas existe trafego de ambos os lados, você aguarda um espaço seguro no fluxo de veículos e cruza a pista até a pista central e daí aguarda novamente um espaço no fluxo de veículos e entra na faixa desejada, simples assim!

Um vídeo talvez ajude a entender melhor essa dica. 

Speed Limit: Limite de Velocidade

car-speed-limit-2

É normal achar que você vai levar uma multa se não respeitar o limite de velocidade e isso vai acontecer mesmo, pois aqui os policiais ficam escondidos, segurando o radar (não existe radar eletrônico, famoso pardal.) e quando você passa acima da velocidade, ele vai atrás de ti, te para e pode ou não te dar uma multa, tudo depende de sua atitude ou desculpa. Mas aqui entra a dica: você pode transitar até cinco (5) milhas acima da velocidade que consta na placa, mas eu disse ATÉ, portanto não é seis, nem sete, é CINCO. E isso eu posso te garantir que é pratica comum e nenhum policial vai te parar por isso, portanto ajuste o piloto automático do seu carro para ATÉ cinco milhas acima da velocidade e curta o passeio.

Abastecendo seu carro

pump

E por falar em posto de gasolina,  você vai precisar abastecer seu carro e nos EUA o sistema é diferente, bem diferente, portanto vale muito prestar atenção nesta dica.

Não existe frentista, pois isso é coisa de gente acostumada a ser servida. Aqui é você que faz. As bombas de gasolina são automáticas. Basta colocar o cartão de crédito, digitar o zip code (CEP), retirar a mangueira e selecionar o tipo de combustível, que geralmente são 3 tipos de gasolina. Mas tem uma pegadinha: cartão emitido no Brasil não funciona na bomba de combustível, devido à impossibilidade de checar o CEP Brasileiro. Para resolver isso é fácil: você pode olhar o número bomba de combustível, entrar no posto e informar ao atendente no caixa o valor que deseja colocar e o número da bomba. (bom lembrar: nunca chute no inglês e diga “bomb”. Aliás evite essa palavra por aqui. Bomba de combustível é PUMP.) Por exemplo, você quer colocar 20 dólares na pump cinco, diga: “Twenty on five, please”. Eu nunca gostei de fazer isso pois é chato, perde muito tempo, sempre tem filas no caixa e você acaba nunca enchendo o tanque, porque precisa “chutar” quanto vai ser e adivinhar isso em Dólar e galão nunca é fácil pra quem pensa em Real e litros. Para resolver isso é fácil, vá num mercado, recomendo o Publix (Florida), procure o display, totem ou seção de gift cards e compre um gift card (cartão presente) de uma marca de posto, recomendo Shell ou Racetrac, geralmente os cartões possuem o valor de 25, 50 e 100 Dólares. Com o gift card em mãos, pare no posto coloque o cartão na bomba, escolha o tipo de gasolina e abasteça seu carro, simples assim.

Toll Road/Sunpass/EZPass: Pagando pedágio na Florida e outros estados vizinhos.

tollplaza-sunpass

Essa é uma dica extra, que vai gerar muita economia de dinheiro e tempo: compre um transponder do Sunpass, o sistema de pedágios da Florida. Você pode pensar que não vale a pena, pois vai usar uma ou duas vezes ao ano, mas leve em conta que eles não cobram mensalidade e os créditos não expiram (deve manter a conta ativa pelo menos uma vez por ano). Sai mais barato que pagar para empresa de locação de carros que oferece a possibilidade de uso da pista Sunpass, pois cobram diárias pelo serviço e taxas para processar o pagamento. Também é mais cômodo, pois você não precisa parar a viagem, pegar filas, descobrir o valor do pedágio, pegar em dinheiro e pagar. E agora muitas estradas com pedagio estão parando de aceitar pagamentos em dinheiro ou cartão, sendo somente via transponder ou pela placa e você vai encontrar pedágio pra todo em lado. Então, vá no Publix e procure por um tótem que está em exposição o transponder do Sunpass, compre um com ventosa, para você poder tirar do veículo alugado no final e levar pra casa para utilizar na sua próxima viagem. Siga as instruções que constam na embalagem, que basicamente são para acessar o site sunpass.com, criar uma conta, cadastrar o veiculo e o transponder. Você vai precisar colocar créditos em sua conta para que o Sunpass cobre os pedágios, você pode colocar em dinheiro em alguns locais informados no site do Sunpass ou utilizar um cartão de crédito, mas nem todos os cartões emitidos no Brasil funcionam, mas vale a pena tentar.

Be Nice: Seja Legal (Seja educado)

benice

Agora uma última dica, quem nem deveria dar, mas pelo que vejo no transito é bom lembrar: Seja Legal, seja educado e não pense que aqui é Brasil, que você vai se safar se fizer besteira. Está na Interestadual e perdeu a saída? Tem a próxima, não precisa pisar com tudo no freio, se meter na frente dos carros e parar o transito porque sua majestade não quer andar mais uma milha. Seja educado e use o seu GPS, ele vai te mostrar o caminho e você evita de virar manchete de jornal porque provocou um acidente que parou uma rodovia por uma hora e acabou na prisão, hospital ou morgue. Não precisa desenhar, certo?

Seja bem-vindo aos EUA e aproveite seu passeio com prazer, civilidade, educação e respeito.

Autor Ricardo Macari
Publicado originalmente no blog Codigo Livre

Macari Travel

Viagens incríveis? Somos especialistas!
Avatar
Dispomos de consultores com uma média de 20 anos de experiência e paixão por viagens, que irão trabalhar os detalhes e criar férias inesquecíveis.

Related Posts

Regent Seven Seas anuncia cruzeiro de volta ao mundo de 140 noites em 2027

A Regent Seven Seas Cruises anunciou seu cruzeiro de volta ao mundo de 2027. Será uma viagem de 140 noites oferecida a bordo do Seven Seas Splendor de…

Disney Cruise Line anuncia itinerários para o verão norte-americano de 2025

A Disney Cruise Line (DCL) anunciou seus itinerários para o verão norte-americano de 2025, que vai de meados de junho a meados de setembro, com destaque para viagens…

Praia na Flórida

Flórida bate recorde de turistas no terceiro trimestre de 2023

A Flórida (EUA) fechou o terceiro trimestre de 2023 com mais de 35 milhões de visitantes, estabelecendo um novo recorde para o período de julho a setembro. As…

Disney vai proibir entrada de guias turísticos terceirizados

O Walt Disney World Resort está plajenando proibir a entrada de guias turísticos terceirizados em seus quatros parques temáticos de Orlando. Esses guias são contratados por grupos de…

global entry USA

Brasileiros podem solicitar Global Entry, sistema que agiliza entrada nos EUA

Desde fevereiro deste ano, 2023, brasileiros já podem solicitar on-line o Global Entry (GE) – programa que permite agilizar o processamento de passageiros frequentes, de baixo risco e previamente aprovados, a entrada nos Estados Unidos.

Josh D'Amaro

Disney revela o que tem reservado em parques ao redor do mundo

Durante o Destination D23 no Walt Disney World, anunciado como o maior evento de fãs da Disney do ano, Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiences and Products, compartilhou uma série de anúncios sobre o futuro dos parques e produtos da Disney em todo o mundo. “A Celebration of Disney Parks, Experiences and Products: Yesterday, Today and Tomorrow” ofereceu uma visão do que está ganhando vida nos parques, resorts e além da Disney, de algumas surpresas especiais.

Viaje+ Macari Travel

Participe do nosso programa de recompensas
Ganhe pontos e troque por descontos em suas viagens!

 

Registre-se agora e ganhe seus primeiros 500 pontos