Procurando ideias e sugestões do que fazer em sua visita a maior cidade de Portugal? Confira nossas sugestões do que fazer em Lisboa, do antigo ao moderno, você poderá conhecer esta linda e vibrante cidade em Portugal.
Você precisa de três dias inteiros em Lisboa (quatro pernoites) para conhecer o básico, sem deixar nenhuma atração principal de fora. Fique quatro dias inteiros (cinco pernoites) para adicionar um bate-volta ao seu roteiro. Sintra é o nosso passeio favorito saindo de Lisboa. Prolongando sua estadia em Lisboa você inclui mais bate-voltas na sua viagem.
Dica Extra: Lisboa Card
O Lisboa Card é um cartão 2 em 1 que dá descontos em atrações e serve como passe de transportes. Muitas das atrações principais de Lisboa estão contempladas no Lisboa Card, com entrada grátis ou a preço reduzido.
Dia 1
Passando por Alfama, Baixa e Chiado, a programação desse dia serve como boas-vindas a Lisboa.
Se preferir fazer um passeio curto com guia para conhecer melhor os locais e atrações deste primeiro dia, confira nossa sugestão com a Civitais.
Confira também esta opcão de passeio longo que durante todo o dia lhe levará para conhecer todos os pontos de interese deste roteiro pela cidade, incluíndo ingressos.
Comece o passeio cedo. Na Praça da Figueira, pegue o ônibus 737 (Praça da Figueira – Castelo) até o Castelo de São Jorge.
O Castelo de São Jorge é o monumento mais visitado de Portugal, e não à toa.
Dentro das muralhas você aprende sobre a Lisboa islâmica e da reconquista cristã, enquanto tira fotos numa tremenda vista.
Construído pelos muçulmanos como uma fortificação no século 11, o Castelo de São Jorge foi sede da corte portuguesa até a mudança para o Terreiro do Paço.
Bom tempo é fundamental para a visita, que acontece em grande parte ao ar livre. Não deixe de subir até as torres! Também espie a cidade na câmara escura, e os achados arqueológicos no museu.
Depois da visita, siga a pé ao Miradouro de Santa Luzia.
Se for terça-feira ou sábado, emende com uma visita à Feira da Ladra. O Panteão Nacional estará pertinho.
Senão, fique por Alfama e passeie pelas ruelas do bairro. Atrações pelo caminho: a Sé, a Igreja de Santo Antônio de Lisboa, a Fundação José Saramago e o Museu do Fado.
Caminhe em direção à Praça do Comércio. Também conhecida por Terreiro do Paço, é um dos maiores símbolos de Lisboa.
Tire fotos no Cais das Colunas e no Arco da Augusta. No Lisboa Story Centre você pode ter uma aula interativa sobre a cidade.
Ziguezagueie pela Baixa Pombalina até o Rossio, perto de onde você começou o dia. Lá, experimente uma ginjinha, o licor oficial da cidade, n’A Ginjinha.
Volte até o Elevador de Santa Justa. Suba, contemple Lisboa ao entardecer e saia pelo pontilhão que leva às Ruínas do Carmo.
Vire à esquerda para chegar à rua Garrett, no coração do bairro do Chiado. Procure pela estátua de Fernando Pessoa no café A Brasileira.
Explore a rua Garrett e o entorno da Praça Luís de Camões.
Prefere embarcar em um onibus para conhecer Lisboa com mais conforto? Confira esta opção que lhe permite descer e subir quantas vezes desejar durante o mesmo dia enquanto vai visitando todos os pontos mais interessantes da cidade.
Dia 2
Dia de conhecer as atrações de Belém e curtir a noite lisboeta.
Embarque no eléctrico 15 na direção Algés. Pode ser na Praça da Figueira, de onde o eléctrico parte, ou numa das paradas intermediárias, como Praça do Comércio ou Cais do Sodré.
Salte na parada Mosteiro dos Jerónimos.
Visite o claustro do Mosteiro dos Jerónimos e a Igreja de Santa Maria de Belém, logo ao lado.
Na saída, caminhe para a esquerda e logo você vai reconhecer a confeitaria dos pastéis de Belém — pelo toldo azul e pela fila.
Depois do lanche, rume para um (ou mais de um) dos museus do entorno: o Museu Nacional dos Coches, o Museu Coleção Berardo ou o MAAT. Todos valem a visita, cada um em seu estilo.
Mais tarde, procure pela passagem subterrânea, perto da Praça do Império, que leva ao Padrão dos Descobrimentos.
Tire fotos, e siga caminhando até a Torre de Belém. Você pode visitar por dentro, ou só curtir a vista.
Embarque novamente no eléctrico 15. Escolha entre saltar na estação Calvário para conhecer a Lx Factory (melhor para compras e drinks), ou no Cais do Sodré para visitar o Mercado da Ribeira (melhor para comidinhas).
O agito começa depois de meia-noite na Rua Cor-de-Rosa, que é cheia de bares e casas noturnas.
Dia 3
Embarque no metro para ir até o Parque das Nações, o bairro mais moderno de Lisboa. Salte na estação Oriente.
Visite o Oceanário, o imperdível aquário de Lisboa. Depois, suba no teleférico (ou telecabine) para um passeio sobre o Tejo.
Querendo fazer compras, continue até o Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping bem estruturado.
Senão, volte ao metro e siga até a estação São Sebastião. Escolha entre passar o resto da tarde na Fundação Calouste Gulbenkian, visitando as exposições e os jardins, ou fazer uma caminhada do parque Eduardo VII até o fim da Avenida da Liberdade.
Avenida da Liberdade
A Avenida da Liberdade, que desce da praça do Marquês de Pombal até a praça dos Restauradores, é uma das principais vias de Lisboa.
Arborizada e com um lindo calçamento de pedras portuguesas, intercala lojas luxuosas, hotéis e edifícios comerciais ao longo de sua extensão.
Combine sua caminhada pela Avenida da Liberdade com uma passadinha para fotos no miradouro do parque Eduardo VII.
Termine o dia numa casa de fado.
Dia 4
Conheça Sintra num bate-volta a partir de Lisboa, ou ao seguir viagem pelo interior de Portugal.
Bate-volta a Cascais
Para fazer um bate-volta a Cascais saindo de Lisboa, pegue o comboio no Cais do Sodré. Voltando para Lisboa, pode terminar a tarde no elegante bairro do Príncipe Real, vendo as vitrines na rua da Escola Politécnica.
Se quiser combinar Cascais com Sintra no mesmo passeio, veja essa opção oferecida por nossa parceira Civitatis.
Confira esta opção de passeio que lhe levará ao Cabo da Roca, Cascais e Sintra.
Bate-volta a Fátima
Para quem não vai seguir até o norte de Portugal, o santuário de Fátima é perfeitamente visitável num bate-volta de ônibus a partir de Lisboa. Os ônibus saem da estação Sete Rios.
Se preferir um passeio guiado particular a Fátima (incluindo Porto) saindo de Lisboa, veja essa opção oferecida por nossa parceira Civitatis.
Bate-volta a Évora ou Óbidos
Évora, pouco menos de duas horas ao sul, e Óbidos, uma hora para o norte, são outros bate-voltas possíveis a partir de Lisboa.
Veja as opções de tours guiados com nossa parceira Civitatis:
- Excursão particular a Óbidos, Fátima e Nazaré saindo de Lisboa.
- Excursão particular a Évora com degustação.
- Excursão particular a Évora e Monsaraz.
Bate-volta a Setúbal
Um passeio original, de carro, é fazer o circuito Azeitão-Palmela-Setúbal-Serra da Arrábida.
Confira nossa sugestao de passeio para Arrábida e Sesimbra com nosso parceiro Civitatis.