Já se foram os dias em que você tinha que se lembrar de estocar lanches veganos em sua bagagem de mão para cada viagem. O movimento baseado em plantas penetrou no mundo do serviço de alimentação das companhias aéreas, que até recentemente era conhecido por refeições nada deliciosas e uma deprimente falta de opções veganas. (Alguns dos piores relatórios incluem pepino no pão, ameixas – sim, apenas ameixas – e legumes e arroz cozidos no vapor e sem tempero.)
Hoje em dia, a maioria dos veganos pode esperar mais do que apenas opções de lanches. Na maioria das vezes, em voos mais longos, refeições totalmente veganas estão disponíveis quando você solicita com antecedência, e algumas até chegaram ao menu principal. (Bônus: muitas companhias aéreas servem “refeições especiais” primeiro, o que significa que você pode estar no meio da salada antes que seu companheiro de assento receba sua carne e molho de aparência questionável.)
As opções específicas de refeições estão sempre sujeitas a alterações, especialmente quando se lida com questões da cadeia de suprimentos, mas aqui estão algumas companhias aéreas nas quais você pode confiar para fornecer alimentos à base de plantas durante suas viagens.
Nenhuma companhia aérea é totalmente baseada em vegetais, mas as empresas que listamos a seguir fizeram questão de ser mais complacentes com os veganos. Para garantir a refeição que deseja em seus voos, sempre informe seu agente de viagens, com antecedência.
Delta
A Delta oferece cinco refeições totalmente vegetarianas, que infelizmente contêm laticínios. Mas não tema! Você pode pedir uma refeição especial vegana com antecedência.
Refeições veganas, como ragu de lentilha e alcachofra, são alternadas no Delta como parte de seu programa especial de refeições. Observe que em seu site, a companhia aérea lista “refeição vegetariana (vegan)” como uma das três opções de refeição vegetariana, que é o que você deve especificar ao fazer o pedido. Essas refeições estão disponíveis para todas as classes em voos internacionais e para a primeira classe em alguns voos domésticos cross-country.
Em março de 2022, a Delta também fez parceria com a Impossible Foods e a Black Sheep (uma startup da área da baía de São Francisco) para oferecer opções de carne à base de plantas, incluindo um Impossible Burger e cordeiro vegano, em voos de longa distância selecionados para classe executiva e primeira classe passageiros. Complete sua refeição com um biscoito Biscoff com selo Delta de cortesia e você matará a fome mesmo se ficar preso na pista esperando a abertura de um portão.
Ryanair
Não exclua a Ryanair! Eles consistentemente fornecem opções veganas para os passageiros, e seu menu inclui até indicadores para refeições veganas.
All Nippon Airways
Esta companhia aérea japonesa começou recentemente a servir opções veganas, vegetarianas e sem glúten preparadas em parceria com o aclamado chef Hideki Takayama.
Alaska Airlines
Em outubro de 2022, a Alaska Airlines anunciou seu novo menu de outono, completo com muitas opções vegetarianas e veganas. Há o Brusselin ‘Vegan Salad, por exemplo, que foi criado em parceria com o Evergreens, um restaurante fast-casual com sede em Seattle, e apresenta couve toscana, alface romana, couve de bruxelas raspada e muito mais. Há também um novo Chickpea Teriyaki e, para voos com menos de 1.100 milhas, agora há uma opção de salada vegana de quinoa (somente para primeira classe).
A companhia aérea parece atualizar seu cardápio sazonalmente, então você pode esperar ver novas opções veganas no futuro. Antes do menu de outono de 2022, oferecia uma opção de salada vegana de verão chamada Soy Meets World com verduras e tofu frito.
Emirates Airlines
Você não precisa estar na primeira classe ou na classe executiva para obter o tratamento vegano na Emirates Airlines. Mesmo aqueles na classe econômica podem escolher uma refeição vegana, mas você precisa reservar a refeição pelo menos 24 horas antes do voo. Embora o misir wot (um ensopado de lentilha vermelha apimentado etíope com espinafre refogado, batatas temperadas e cenouras) seja uma opção comum, as refeições exatas variam de acordo com o voo, a estação e o destino.
Se não for misir wot, você pode ver outros como Tofu Jalfrezi, Shiitake Ravioli ou Ancho Three-bean Chili. Ou você pode ser presenteado com uma das opções mais recentes da companhia aérea, que incluem Quinoa Multicolorida com Pêra Caramelizada e Purê de Aipo-rábano e sobremesas como Cheesecake de Tofu e Chocolate. E, se você tiver o privilégio de voar na primeira classe ou na classe executiva, a companhia aérea desenvolveu um novo menu com curadoria, que inclui kofta feito com Beyond Meat.
Singapore Airlines
A Singapore Airlines sempre tem uma refeição vegana disponível, mas você precisará fazer o pedido antecipado ao reservar seu voo. As opções variam, mas são tradicionalmente preparadas ao estilo “ocidental” e incluem sempre os principais grupos alimentares veganos. Por exemplo, espaguete marinara servido com salada, frutas e um pãozinho ou pimentão com arroz, vegetais cozidos no vapor, salada e frutas são duas opções recentemente revisadas no abillion – um site de revisão de comida vegana.
American Airlines
Cerca de 23% dos clientes da American Airlines optam por encomendar uma refeição vegana, de acordo com informações obtidas em 2020. Couve-flor grelhada com pimenta é apenas um exemplo, mas você também pode encontrar vegetais grelhados servidos com um aperitivo de caponata de berinjela grelhada. Uma salada vegana, pão multigrãos e brownie de chocolate também podem acompanhar a entrada.
Swiss International Air Lines
Quando uma companhia aérea faz parceria com o Hiltl, o restaurante vegetariano mais antigo do mundo, você sabe que está em boas mãos. Embora haja uma refeição quente vegetariana em voos longos, você também pode encomendar uma opção à la carte da Hiltl ao reservar seu voo. A refeição, que não lista nenhum produto de origem animal na lista de ingredientes, inclui uma salada mesclun com molho de salada Hiltl, curry verde de legumes com arroz basmati e mousse de manga com compota de manga fresca.
Lufthansa
Esta popular companhia aérea europeia oferece uma variedade de opções de refeições veganas para voos mais longos para aqueles que encomendam com antecedência. No entanto, sua companhia aérea subsidiária alemã – a Eurowings – fornece mais do que apenas um pãozinho e uma variedade de grãos, vegetais e frutas. A Eurowings fez parceria com o supermercado vegano de Berlim, Veganz, para servir ursinhos de goma veganos a partir de maio de 2022. Dependendo de quem você perguntar, essas guloseimas caprichosas podem ser ainda melhores do que Biscoff.
Qantas
Uma opção de refeição vegana faz parte dos menus especiais de bordo da Qantas, que variam de acordo com o local e a estação. Espere encontrar qualquer combinação de arroz, frutas, vegetais, grãos, soja, leguminosas, nozes ou produtos derivados de nozes. Tanto a refeição vegetariana vegana quanto a refeição vegetariana jainista são à base de plantas. Escolha a última opção se estiver com vontade de comer algo feito com especiarias indianas.
United Airlines
No verão de 2022, a United Airlines tratou os clientes em seus lounges United e seus passageiros de primeira classe com opções à base de plantas, feitas com carne da Impossible Foods. Em voos selecionados, há a opção Impossible Meatball Bowl, por exemplo, servida com brócolis, cuscuz e molho de tomate. Agora, todos os voos domésticos com mais de 1.500 milhas também oferecem sanduíches vegetarianos no café da manhã, feitos com os hambúrgueres da Impossible Foods.
Você pode querer evitar estas companhias
Air Canada
Embora esta companhia aérea ofereça refeições veganas, cuidado! Um erro significou que um passageiro recebeu água e guardanapos como opção vegana, embora estejamos confiantes de que a Air Canada não cometerá esse erro duas vezes.
Air France
Vários passageiros já tiveram problemas com a Air France, alguns compartilharam casos de receber laticínios em suas refeições veganas, e a companhia aérea apenas recentemente decidiu parar de transportar macacos para laboratórios.