Brasil e México firmaram um acordo histórico para a implementação de um sistema recíproco de vistos eletrônicos. Essa medida significa que os brasileiros não precisarão mais de vistos físicos para entrar no México, uma decisão retomada em 2022.
Embora ainda não haja uma data definida para o início da exigência dos vistos eletrônicos, sabe-se que essa transição ocorrerá nos próximos meses. Até lá, a regra estabelecida no ano passado continua válida, exigindo vistos físicos para turistas brasileiros. O anúncio da retomada dos vistos eletrônicos ocorre exatamente 11 meses depois do retorno dos vistos físicos, em 18 de agosto de 2022.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão acontece em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México, e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra.
No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países, informou o MRE.
O Brasil terá a responsabilidade de criar um sistema para a emissão de vistos eletrônicos para mexicanos do zero, um trabalho que demandará de 2 a 3 meses para ser finalizado e implementado. No entanto, isso será feito a tempo das férias de fim de ano. Somente quando o Brasil tiver seu sistema pronto para os mexicanos é que os vistos eletrônicos para brasileiros também passarão a valer, seguindo a política de reciprocidade.
A adoção conjunta dos vistos eletrônicos permitirá que os cidadãos brasileiros e mexicanos solicitem, de maneira rápida e segura, vistos de visita para turismo e negócios nos dois países, sem a necessidade de deslocamento até as repartições consulares.