A Latam vai começar a fiscalizar as bagagens de mão que forem embarcar em seus voos nacionais e internacionais. Conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a peça que viaja no compartimento de bagagens junto ao passageiro só pode pesar no máximo dez quilos e seguir as medidas determinadas. Agora, os volumes que ultrapassarem o limite estabelecido pelas normas brasileiras serão automaticamente despachados, com direito a cobrança de taxa ao cliente.
A informação foi primeiramente divulgada pelo Diário do Nordeste. “Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala). Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para ser enviada ao porão do avião“, informou a Latam.
A companhia diz ainda que as regras da companhia para transporte de bagagem de mão são públicas e estão disponíveis em https://www.latamairlines.com/br/pt/experiencia/prepare-sua-viagem/bagagem/bagagem-de-mao. Apesar disso, ainda não se sabe quando a companhia começará a implementar a medida e nem quanto essa taxa custará ao passageiro. A previsão é que isso já comece a acontecer a partir do próximo mês.
Se o passageiro comprar uma passagem com tarifa Light, Plus ou Top, ele poderá levar 1 bagagem de mão de 10 kg. Se for voar em cabine Premium Business ou Premium Economy, o peso máximo permitido será de 16 kg. As medidas máximas da bagagem de mão são 55 x 35 x 25 cm (altura, comprimento e largura), incluindo bolsos, rodas, alça, etc. Só não haverá taxa se não houver mais espaço na cabine para a bagagem de mão que estiver dentro dos padrões.
Importante: a tarifa Basic não inclui bagagem de mão, mas é possível incluí-la por uma taxa adicional até 6 horas antes do voo. Outra forma de incluir uma bagagem de mão é comprando um assento Latam+. Caso não seja possível incluí-la a tempo, te daremos a opção de enviá-la ao porão do avião por uma taxa adicional.