Procurando o que fazer em Recife? Tem de tudo na capital pernambucana! Do movimento “Armorial” de resgate cultural comandado por Ariano Suassuna à irreverência do manguebeat do irreverente e vanguardista, Chico Science.
Para quem espera conhecer lindas praias, o Recife é o cenário perfeito! É bem possível que você já tenha ouvido falar de lugares como Porto de Galinhas e da praia da Boa Viagem.
Mas nenhum comentário se compara a conhecer esses locais pessoalmente. Você vai se encantar de verdade!
Vamos falar tudo o que fazer em Recife e dar dicas de passeios nesta capital que mistura o moderno e o antigo, o erudito e o popular e as belezas naturais com a tradicional arquitetura cosmopolita de concreto e aço.
O que não posso deixar de conhecer em Recife?
O Recife inteiro é um lugar maravilhoso, sem exagero. No entanto, é difícil dispor de muitos dias para conhecer tudo. Então, elencamos alguns espaços bem legais para você turistar, confira a seguir!
Recife Antigo
Imagina um local que já foi visitado por Charles Darwin, o Imperador D. Pedro II e o aviador mineiro Santos Dumont!
O Bairro do Recife, como é oficialmente chamado, é um polo cultural, gastronômico e industrial.
Repleto de prédios históricos como o Teatro de Santa Isabel, o Palácio da Soledade, a Faculdade de Direito de Recife, o Ginásio de Recife, o Marco Zero e outros, o turista se sentirá como em um museu a céu aberto.
Curte um bobó de camarão, buchada ou arrumadinho de Charque? Ou então, ainda não conhece essas iguarias da culinária pernambucana?
No Recife Antigo o turista tem diversos restaurantes à sua disposição para matar a fome e a curiosidade, faça bom proveito!
Praça do Marco Zero
É a partir deste lugar que são feitas as medidas rodoviárias da capital de Pernambuco, uma praça antiga, que serve de ponto de encontro para esportistas, moradores, jovens, artistas e turistas.
Seu nome oficial é Praça do Barão de Rio Branco, foi construída ao longo do século XX e tem muitos prédios importantes e bonitos ao seu redor, além de ficar bem próxima ao Porto de Recife, um outro lugar incrível para passear.
Em 1999 passou por uma reforma, com destaque para a instalação da Rosa dos Ventos, um monumento do artista Cícero Dias.
Se está pensando em sair para aproveitar a noite em Recife, a região da Praça do Marco Zero é um excelente ponto de partida.
Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Essa famosa Oficina de Cerâmica de Recife, Pernambuco, fica próxima ao Terminal Rodoviário, no bairro de Várzea. Foi criada pelo ceramista recifense que deu nome ao local.
O artista aproveitou a estrutura da extinta Olaria São João da Várzea para criar um complexo que pode ser chamado de museu e ateliê.
São mais de duas mil obras de arte, entre peças cerâmicas, pinturas, esculturas, murais e painéis que nos trazem reflexões sobre a origem da vida e questões como universo e a eternidade.
Museu Cais do Sertão
Em um estilo inovador, que une os aspectos modernos da cidade grande com as raízes da cultura nordestina sertaneja, o Museu Cais do Sertão foi construído onde antes havia galpões antigos.
O museu oferece exposições temporárias e fixas, com experiências sensoriais e ingressos com meia-entrada para estudantes.
Embaixada dos Bonecos Gigantes
A Embaixada dos Bonecos Gigantes também fica no Recife Antigo e possibilita ao turista ver de perto os famosos bonecos que desfilam pelas ruas no carnaval de Olinda.
São diversas personalidades representadas: Chacrinha, Luiz Gonzaga, Messi, Ronaldinho Gaúcho e muitas outras pessoas.
Ao todo, a exposição permanente conta com 63 bonecos, a entrada custa R$ 15 para adultos e crianças menores de 12 anos não pagam (valores de 2022).
Mercado de São José
Você conhece o mais antigo mercado público do Brasil? Construído em 1875 e inspirado no mercado de Grenelle, em Paris, com estrutura neoclássica pré-fabricada em ferro, o Mercado de São José é um ótimo lugar para fazer turismo em Recife, PE.
É um dos 24 mercados públicos da cidade, e foi tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN. Antes de ser construído, o lugar era dedicado à venda de verduras e peixes. Atualmente, o Mercado vende de frutos do mar a artesanato.
Paço do Frevo
O Frevo é uma das principais manifestações culturais brasileiras e por isso é considerado pela UNESCO como patrimônio imaterial.
O Paço do Frevo é um espaço dedicado a divulgação dessa tradição, bem como
à pesquisa e à formação nas áreas da dança e músico de frevo.
São muitas atividades na programação que vão desde oficinas de formação de educadores a exposições sobre o assunto. O Paço do Frevo abre de Terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas. O valor da da entrada é de 8 Reais. Gratuito às terças-feiras.
Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand (IRB), também conhecido como Castelo de Brennand, Foi eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor.
O IRB possui a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. Abriga ainda um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.
Fundado em 2001 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o Instituto foi aberto ao público no mês de setembro de 2002 com a exposição Albert Eckhout volta ao Brasil, em evento de gala que contou com a presença do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik. Em 2003, a então rainha da Holanda, Beatrix, esteve no Instituto para inaugurar a exposição Frans Post e o Brasil Holandês, até hoje aberta para visitação. O complexo é composto pelas seguintes edificações: o Museu Castelo São João, a Pinacoteca, a Biblioteca, o Auditório, o Jardins das Esculturas, a Galeria (para exposições temporárias e eventos), o Restaurante e a Capela Nossa Senhora das Graças.
O instiuto funciona de Terça a Domingo, das 13h às 17h com a última entrada às 16h30. O preço da entrada é de 40 Reais. Crianças até 7 anos não pagam. Toda última terça-feira de cada mês tem entrada gratuíta, exceto nos meses de Janeiro, Julho e Dezembro.
Praias de Recife
Porto de Galinhas é a mais famosa das praias de Recife, mas é apenas uma das lindas partes do litoral pernambucano.
A praia de Boa Viagem também é ótima, não tem risco de ataque de tubarão e é excelente para quem gosta de curtir o mar em ambientes cosmopolitas.
Já a praia dos Carneiros tem uma atmosfera diferente. Localizada a 100 km, pode ser considerada uma das melhores dicas de turismo porque é muito preservada e vale cada minuto da visita.
O lugar onde fica Recife ainda tem muitas outras praias como a praia da Coroa do Avião, que fica em uma ilha a apenas 40 km da cidade.
Curtiu nossas sugestões de locais para sua viagem a Recife no Pernambuco? Tem sugestões? Deixe nos comentários!