O mundo muda constantemente. E, claro, o setor turístico e os regulamentos para viajantes não ficam atrás. Em 2025, surgirá uma permissão obrigatória e importante no panorama das viagens internacionais: o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, ou ETIAS (European Travel Information and Authorisation System). Esse sistema inovador irá transformar como os viajantes provenientes de alguns países poderão entrar na Europa.
O que é o ETIAS?
O ETIAS é uma ferramenta criada pela União Europeia que irá simplificar o processo de entrada de viajantes para dentro do Espaço Schengen. É um passo essencial para tornar a segurança e os trâmites de migração mais eficazes e que, ao mesmo tempo, garante a abertura e a acessibilidade que fazem da Europa um destino muito querido entre os viajantes. Trata-se de uma autorização digital que pode ser solicitada rapidamente e que ajuda o controle de fronteiras e regulamento da imigração.
Como pedir o ETIAS?
Uma das características mais interessantes dessa autorização é o processo de solicitação online, concebido para uma maior eficácia e conveniência para os viajantes, que podem completar o pedido em qualquer lugar, fazendo com que não seja necessária uma visita ao consulado ou à embaixada.
O formulário, de simples preenchimento, facilita o processo, sendo apenas necessário fornecer informação pessoal básica, como nome completo e dados de nascimento; informação do passaporte e detalhes sobre o motivo da entrada no Espaço Schengen.
Para que serve o ETIAS?
Como a segurança é um dos fatores primários no que concerne viajar, sobretudo se falamos de viagens internacionais, a todos os solicitantes do ETIAS será feita uma investigação individual através do cruzamento de informação de diferentes bases de dados de segurança internacionais. Dessa forma, as entidades europeias podem identificar potenciais riscos e tomar medidas e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de aprovação de entrada de viajantes.
Quanto tempo dura o ETIAS?
O ETIAS tem uma duração de três anos ou até caducar o passaporte do viajante, se a data for anterior a esse período. Isto significa que os viajantes que receberem um ETIAS não precisam repetir o processo sempre que quiserem visitar um país do Espaço Schengen e poderão desfrutar de uma autorização válida quantas vezes quiser durante esse tempo.
Quem precisa do ETIAS?
O ETIAS será obrigatório para todos os cidadãos de países isentos de visto fora do Espaço Schengen e que queiram fazer estadias de curta duração dentro do Espaço Schengen, de um máximo de 90 dias.
Que países exigem o ETIAS?
O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem serve para entrar em todos os países do Espaço Schengen mais a Bulgária, Romênia e Chipre. Ou seja, será um requisito obrigatório para a entrada a cidadãos isentos de visto que viajem a qualquer um dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.
Quanto custa solicitar o ETIAS?
Todos os maiores de 18 anos que solicitem o ETIAS deverão pagar 7€ através de cartão de crédito ou débito. Os menores estão isentos desse pagamento.
Quanto tempo o ETIAS demora em ser emitido?
A emissão do ETIAS é relativamente rápida. Se estima que demorará, na maior parte dos casos, até 48 horas, embora em alguns casos possa demorar até 72 horas. Preencher o formulário ETIAS demorará cerca de 10 a 15 minutos.
Os cidadãos brasileiros necessitarão solicitar o ETIAS?
Sim, os cidadãos brasileiros necessitarão solicitar o ETIAS para entrar no Espaço Schengen.
Quando o ETIAS entra em vigor?
O ETIAS vem sendo anunciado pelos países do Espaço Schengen há alguns anos, mas já foi adiado em diversas ocasiões. A previsão era que ele começasse a ser exigido em 2024, mas acabou sendo adiado para maio de 2025.
Tenho previsto viajar em 2025. Já posso solicitar o ETIAS?
Não. Apesar de sua obrigatoriedade estar prevista para 2025, o sistema ainda não está ativo e não pode ser solicitado.
Para mais informações, você pode consultar o site oficial.