Viajar é maravilhoso e existem muitas formas e meios de transporte que são preferidos pelos viajantes e uma delas é alugar um carro e dirigir pelo país que está visitando. Pensando nesse tipo de viajante criamos uma lista com dez dicas super importantes para que sua viagem de carro seja segura, tranquila e prazerosa.
PID – Permissão Internacional para Dirigir
Obtenha uma carteira de habilitação internacional: A Permissão internacional para Dirigir (PID) é obrigatória em muitos países europeus e permite que os motoristas brasileiros dirijam legalmente no exterior. Certifique-se de obter a carteira de habilitação internacional antes de viajar.
Conhecer as leis e regras locais
Familiarize-se com as regras de trânsito locais: As regras de trânsito podem variar de país para país. Familiarize-se com as regras locais antes de dirigir. Conheça as regras de limite de velocidade, sinalização de trânsito, direção defensiva e uso de faróis. Vai dirigir em Portugal? Baixe o Código da Estrada vigente.
Respeite as normas locais de trânsito
Respeite as normas de trânsito locais, como as regras de tráfego, os limites de velocidade, as leis de estacionamento e o uso de faróis. Além disso, tenha atenção aos pedestres e ciclistas, especialmente nas áreas urbanas. Fique atento, Na Europa o limite em vias urbanas é de 50 KMh ou 30KMh para alta densidade. Em auto-estradas o limite pode variar de 120 KMh a 130KMh, sendo comum trafegar até 10% acima da velocidade máxima permitida.
Mantenha-se à direita
A maioria dos países europeus dirige do lado direito da estrada. Certifique-se de estar sempre na faixa correta da estrada e preste atenção aos sinais de trânsito. Além disso, em vias com mais de uma faixa de rolagem no mesmo sentido, sempre fique na faixa mais a direita e use somente as faixas mais a esquerda para realizar ultrapassagens e logo voltando a faixa mais a direita.
Prepare-se para o diferente
Esteja preparado para dirigir em condições climáticas e de tráfego diferentes das que você está acostumado no Brasil. Algumas estradas europeias são estreitas e sinuosas, e o tráfego pode ser intenso em algumas áreas. Além disso, esteja preparado para lidar com a neve e o gelo, caso esteja dirigindo no inverno. Se for dirigir em locais que possuem incidencia de neve verifique se seu veículo está equipado com pneus de neve, a falta dos mesmos além de perigosa irá incorrer em multas.
Use um GPS
Utilize um GPS atualizado para orientá-lo na estrada e ajudá-lo a evitar perder-se ou pegar a rota errada. Pode ser um aplicativo no seu celular como o Waze ou Google Maps, ou um aparelho de GPS que funciona sem Internet.
Anote as direções
Leve um mapa de papel: Não dependa exclusivamente do GPS. É uma boa ideia levar um mapa de papel como backup, caso o GPS falhe ou a bateria acabe.
Pedágios existem
Algumas estradas na Europa são pedagiadas. Esteja ciente dos custos de pedágio e tenha dinheiro trocado em mãos para pagá-los. Algumas estradas possuem somente cobrança eletronica, por isso recomenda-se sempre alugar ou adquirir um tag de pedágio para o seu veículo para evitar multas. Informe-se antes com sua locadora de veículos qual o procedimento correto para evitar multas, caso passe por uma estrada que faz cobrança somente por tag.
A opção mais fácil ao entrar em com seu carro com matrícula estrangeira é utilizar o sistema Easytoll. EASYtoll é um sistema que associa a matrícula do veículo ao cartão bancário (Visa ou Mastercard).
As cobranças devidas serão diretamente debitadas da conta bancária associada ao cartão. A associação da matrícula ao cartão é válido durante 30 dias. Você poderá cancelar a adesão a qualquer momento em portugaltolls.com.
Para aderir ao EASYtoll terá de passar por uma destas quatro entradas do país com este logotipo:
Para chegar ao sistema Easytoll, deverá sair da autoestrada, no local indicado. Em alguns casos, o sistema Easytoll situa-se área de serviço. Em outros casos, só precisará de fazer um pequeno desvio (ver foto em baixo).
Cuidado ao estacionar
Verifique as regras de estacionamento em cada país que você visitar, pois as leis podem variar. Além disso, esteja ciente dos estacionamentos que exigem o uso de discos de estacionamento ou bilhetes de estacionamento. Na dúvida procure um estacionamento público que seja pago, melhor pagar um pouco do que ser multado muito.
Viaje sempre com seguro total
Verifique se o seguro do carro que você alugou cobre eventuais acidentes e danos ao veículo. Considere também a possibilidade de adquirir um seguro extra para se proteger em caso de eventuais acidentes.
Dicas Extras
Radares: Assim como no Brasil, muitos países utilizam ferramentas de controle como radar de limite de velocidade, alguns ficam bem a vista e sinalizados e outros não como os radares móveis de policiais. Alguns países já utilizam radar de velocidade média, no qual o sistema reconhece cada veículo e velocidade ao entrar e sair de um trecho de estrada, portanto é importante sempre respeitar a velocidade máxima da via. Itália e Portugal já fazem uso deste sistema.
Colete e triângulo refletor: O condutor tem de usar o colete refletor sempre que o carro estiver imobilizado no acostamento ou na via e quando for colocar o sinal de perigo (triângulo), reparando o veículo ou removendo objetos que tenham caído na via pública. O triângulo deve ser utilizado sempre que o veículo estiver imobilizado na faixa de rodagem, no acostamento ou tenha deixado cair qualquer carga. Deve ser colocado de modo que seja visível a uma distância de 100 metros e nunca a mais de 30 metros do veículo imobilizado.
Rotatórias ou rotundas (Portugal): Em Portugal e outros paíse da Europa é comum o uso de rotatórias em vez de semaforos de transito, esta prática permite maior agilidade ao transito mas é necessário muita atenção para evitar acidentes pois o comportamento e a regra pode mudar de país para país. Na maioria dos casos o condutor usa a faixa mais a direita somente se for sair na primeira saída da rotatória, caso o condutor desejar sair nas demais saídas deve sempre entrar e usar as faixas mais a esquerda.
- Veículo Amarelo: primeira saída, toma a via mais à direita
- Veículo Vermelho: segunda saída, toma a via da esquerda, imediatamente a seguir à primeira saída passa para a via mais à direita
- Veículo Verde: terceira saída, toma a via da esquerda, imediatamente a seguir à segunda saída passa para a via mais à direita
Atenção: Caso a via tenha duas pistas no mesmo sentido, o motorista de carro deve sempre entrar pela pista mais a esquerda, exceto se for sair da rotatória na primeira saída. Caminhões e veículos de tração animal ficam isentos desta regra.