Apenas 20.000 visitantes diários serão deixados na Acrópole de Atenas, o sítio arqueológico mais popular da Grécia, a partir de setembro.
Também haverá limite de quantos visitantes serão permitidos a cada hora.
Até agora, cerca de 23.000 pessoas por dia se espremiam no complexo de monumentos, com a maioria grandes grupos visitando antes do meio-dia.
A ministra da Cultura, Lina Mendoni, disse que os controles são necessários para evitar gargalos e superlotação no Patrimônio Mundial da Unesco.
“Turismo excessivo” é uma ameaça para a Acrópole
Em entrevista a uma rádio, Mendoni disse: “Obviamente o turismo é desejável para o país, para todos nós. Mas é preciso descobrir como o turismo excessivo não vai prejudicar o monumento.”
Os novos limites de entrada serão implementados a título experimental a partir de 4 de setembro e entrarão em vigor permanentemente a partir de 1º de abril de 2024, disse o ministro.
Não haverá limite de tempo para visitas, embora Mendoni tenha dito que as pessoas que vêm com passeios organizados ou de navios de cruzeiro, que respondem por cerca de 50% da contagem diária de visitantes, passam em média 45 minutos no local.
A que horas está aberta a Acrópole?
O local funciona das 8h às 20h, de segunda a domingo.
Segundo as novas regras, apenas um certo número de visitantes será permitido em cada hora.
Metade do tráfego de pedestres da Acrópole atualmente chega entre 8h e meio-dia. Consoante o novo sistema, 3.000 pessoas terão acesso das 8h às 9h, 2.000 durante a próxima hora e os números variarão ao longo do resto do dia.
“A medida vai atender à necessidade de proteger o monumento, sendo o principal para nós, além de (melhorar) a experiência dos visitantes no local”, diz Mendoni.
Outros sites gregos seguirão o exemplo?
Limites semelhantes serão impostos para outros sítios arqueológicos populares, diz Mendoni. A decisão para a Acrópole seguiu consultas com operadores turísticos e de cruzeiros, e foi adiada devido às eleições gerais de junho na Grécia, acrescentou.
Mais de 3 milhões de pessoas visitaram o local no ano passado, conforme a autoridade estatística da Grécia.