Todos os anos, o site de finanças pessoais WalletHub divulga seu estudo das melhores cidades para vegetarianos e veganos. O relatório de 2022 saiu e Portland, Oregon, encabeça a lista mais uma vez.
Como eles avaliam essas cidades?
As listas de “melhores” são muitas vezes aleatórias e subjetivas. Mas o pessoal do WalletHub é transparente sobre seus critérios. Eles comparam as 100 maiores cidades dos EUA em 17 indicadores-chave. Cada métrica pontua entre 0 e 100, sendo 100 o máximo para vegetarianos e veganos. Alguns fatores são mais ponderados do que outros. Os indicadores mais importantes são o custo de mantimentos para vegetarianos, a disponibilidade de restaurantes acessíveis e bem avaliados que servem opções veganas e vegetarianas e o custo médio das refeições.
Fatores menores incluíram o número per capita de fazendas orgânicas certificadas, bares de smoothie, festivais de vegetais e aulas de cozinha. Você pode aprender sobre os meandros, verificando o estudo completo aqui. O estudo sai nessa época anualmente, já que 1º de outubro é o Dia Mundial do Vegetariano e 1º de novembro é o Dia Mundial do Veganismo. O WalletHub relata que 15,5 milhões de adultos dos EUA atualmente seguem uma dieta vegetariana ou vegana.
O que mudou desde o ano passado?
As três principais cidades – Portland, Orlando e Los Angeles – mantiveram-se estáveis desde o ano passado. Mas houve um grande abalo para o número quatro. Phoenix – nem mesmo entre os 10 primeiros no ano passado – ultrapassou San Francisco, que caiu como uma pedra para o sétimo lugar. Os outros 10 vencedores foram Austin no número cinco, Seattle em sexto, Tampa em oitavo, San Diego em nono e Lexington-Fayette, Kentucky em 10º. Boise, Idaho saiu do top 10 deste ano, caindo do quinto lugar do ano passado para o número 11. Devo colocar uma ficha aqui para o sorvete vegano no Sweet Soul em Tampa. Não é à toa que Tampa entrou na lista.
Algumas das cidades nos pontos 11 a 20 mostram que as coisas realmente percorreram um longo caminho para os vegetarianos. El Paso agora está em 14º lugar e Plano, Texas, em 15º. Bakersfield ficou em 17º. Teria sido raro encontrar algo mais vegetariano do que uma Pizza Hut em qualquer um desses lugares há 20 anos. Agora eles ainda têm restaurantes totalmente veganos. Quando eu visitei Bakersfield no início deste ano, pensei que estava alucinando quando vi o cavernoso Asian Vegan Bistro com um dos mais extensos menus veganos que já encontrei. E quando eu estava em El Paso, fiquei impressionado com o restaurante de comida de rua mexicana vegana, Lick It Up. É um mundo totalmente novo agora para os vegetarianos.
Curiosidades sobre o estudo
O WalletHub também incluiu algumas curiosidades divertidas, como a descoberta de que Plano, Texas, tem a maior parcela de restaurantes que servem opções vegetarianas em 63,65%. Isso é 21,6 vezes maior do que em Laredo, Texas, que falhou no teste vegano. Apenas 2,95% dos restaurantes de Laredo vão deixar o cliente à base de vegetais feliz.
Scottsdale, Arizona, foi uma superestrela vegana, com a maior parcela de restaurantes servindo opções veganas em 16,26%. Isso é 19,6 vezes maior do que North Las Vegas, a exibição sombria de Nevada em 0,83%.
E se você gosta de lojas de saladas, Atlanta é o seu lugar. Ele tinha o maior número de lojas de saladas per capita, enquanto San Bernardino, Califórnia, tinha o menor.
TOP 10 de cidades nos EUA mais amigáveis para vegetarianos e veganos
Confira no site do Wallethub as demais cidades, no Top 100 das melhoras cidades para vegetarianos e veganos nos EUA. (Em Inglês)