Noticias

Projeto de Lei limita multa por cancelamento ou remarcação de passagem aérea

O Senado pode analisar projeto (PL 2582/2022) que determina percentual máximo de multa em caso de remarcação de bilhete aéreo. O texto limita a 15% do valor pago pelo serviço de transporte de passageiro para cobrança da multa por cancelamento, remarcação, alteração ou pedido de reembolso. A proposta ainda autoriza a transferência da titularidade da passagem aérea até 48 horas antes do voo.

A proposta foi apresentada pelo senador Eduardo Velloso, do União do Acre, enquanto substituía o titular da chapa, senador Marcio Bittar, também do União do Acre. Velloso avalia que, atualmente, os passageiros que utilizam os serviços das companhias aéreas são duramente penalizados, caso tenham que mudar seu planejamento inicial de viagem.

O senador explica que tanto para a realização de alterações nas viagens programadas, como para o cancelamento, são cobradas taxas muito altas, a ponto de ser mais vantajoso comprar um novo bilhete ou abrir mão do reembolso. Para Velloso, é preciso diminuir os prejuízos causados aos passageiros.

“Pobre compra a passagem mais barata. Na hora de clicar lá, de assinar o termo, só temos uma, e eu não tenho escolha. Quem é que quer assinar um contrato em que você perde praticamente tudo e não tem direito a reembolso? Nós temos que rever essas leis”, contestou Velloso.

TRANSFERÊNCIA DE PASSAGENS

Eduardo Velloso também incluiu no projeto a permissão em lei para que as passagens possam ser transferidas de um passageiro para outro, em caso de desistência. Pelo projeto, a transferência do bilhete que está em nome de um passageiro para outro poderá ser feita até 48 horas antes do voo. A proposta ainda aguarda análise pelas comissões do Senado.

“Se eu comprar esta caneta, eu posso te dar. Mas, se eu comprar uma passagem aérea e, por algum motivo, eu não puder ir, eu não posso passar para o meu filho, eu não posso pedir o reembolso. Que país é esse?”, avaliou o senador.

Avatar
Dispomos de consultores com uma média de 20 anos de experiência e paixão por viagens, que irão trabalhar os detalhes e criar férias inesquecíveis.

Related Posts

Reino Unido vai exigir autorização de viagem a partir de 2025

A partir de 8 de janeiro de 2025, brasileiros que desejam visitar o Reino Unido precisarão obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Essa nova diretriz, anunciada pelo…

Avianca muda regras para transporte de passageiros menores de idade

A Avianca anuncia que, a partir desta quarta-feira (15 de maio 2024), todos os passageiros de 14 anos ou menos devem viajar com seus pais ou adultos responsáveis…

Peru é nomeado pela National Geographic como Melhor Destino Internacional de 2024

O Peru, pelo segundo ano consecutivo, recebeu o prêmio de melhor destino internacional no National Geographic Travel Readers’ Choice Awards 2024, superando países como Egito, Colômbia, Marrocos e…

Carta de Crédito Macari Travel: uma forma inovadora de pagar sua viagem!

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos vivenciar, e a Macari Travel, entendendo a importância de oferecer opções flexíveis que permitam a realização dos sonhos de…

Disney Cruise Line anuncia itinerários para o verão norte-americano de 2025

A Disney Cruise Line (DCL) anunciou seus itinerários para o verão norte-americano de 2025, que vai de meados de junho a meados de setembro, com destaque para viagens…

Vista do canal em Veneza.

Veneza terá taxa de entrada e limitará grupos a partir de abril de 2024

A cidade italiana de Veneza vai começar a limitar a partir de abril a dimensão dos grupos de turistas a 25 pessoas. A utilização de alto-falantes e megafones…

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Viaje+ Macari Travel

Participe do nosso programa de recompensas
Ganhe pontos e troque por descontos em suas viagens!

 

Registre-se agora e ganhe seus primeiros 500 pontos

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x