Dirigindo Europa Portugal Roteiros

Roteiro pelo Alentejo em Portugal

Já conhece a região do Alentejo de Portugal? Preparamos um roteiro especial mesmo até para os que já conhecem o Alentejo. Alugue seu carro e pé na estrada!

As paisagens são de perder de vista e os amarelos dos campos conjugados com o azul forte do céu alentejano dão uma cor única a esta viagem.

Imensidão é a palavra que se poderia escolher para resumir a próxima rota, que vai desde Évora até Mértola. As paisagens são de perder de vista, os amarelos dos campos fundem-se com os tons do sol e nem o azul forte do céu alentejano e de parte do seu casario consegue quebrar esta doce monotonia em que a expressão “parar no tempo” faz o seu curso a um ritmo voraz. Vastidão seria outra palavra acertada.

Templo de Diana – Direitos Autorais Ricardo Macari

De Évora já tudo se disse, mas a cidade, patrimônio mundial da Unesco desde 1986, é tão bonita que lá dentro cabe sempre mais um qualificativo, advérbio ou adjetivo. A imponência do Templo de Diana, a assertividade da Sé Catedral, o calafrio de uma capela decorada com ossos de cinco mil monges, tudo justifica uma visita relaxada.

Cromeleque dos Almendres – Direitos Autorais Ricardo Macari

Não perca o maior monumento megalítico da Península Ibérica, o Cromeleque dos Almendres, com 100 monólitos, dois mil anos mais antigos que Stonehenge. O ponto de paragem seguinte não baixa a guarda em termos de beleza.

Monsaraz

Monsaraz é uma vila-museu que vive essencialmente do seu castelo, onde até uma praça de touros há muito tempo improvisada faz ali gala. Monsaraz é uma ilha elevada no meio de uma vasta paisagem dominada pelo maior lago artifical da Europa, o Alqueva.

Sendo este lago recente, pode-se dizer que Monsaraz viu-se obrigada a mudar o seu pano de fundo sem que com isso tenha saído beliscada nos seus argumentos turísticos, antes pelo contrário. Para onde a câmara fotográfica aponte, sai sempre um belo quadro.

Intramuros, não perca a antiga cisterna que, dizem, era uma antiga mesquita. Visite ainda a Capela de São João Batista, conhecida por Cuba devido à sua curiosa forma cúbica de influência mourisca. E descubra as Ermidas de São Bento, São Lázaro, Santa Catarina e São Sebastião, especiais e únicas.

Já o Alqueva não se fica como mero cenário de Monsaraz, já que são inúmeras as atividades ali disponíveis: caça e pesca, passeios pedestres, a cavalo, em balão de ar quente e até de barco. Claro que os desportos náuticos não podiam faltar.

Os barcos casa são uma grande atração da região. Se quiser dar uma volta larga pelo Alqueva, pode fazer o circuito das aldeias ribeirinhas: Capelins, Juromenha, Granja, Marmelar, Mina da Orada, Monte do Trigo, Pedrógão, Póvoa de S. Miguel e Telheiro.

Serpa

Rumando a sul chegamos a Serpa, onde não deve perder o inusitado Museu do Relógio, onde além de poder ver o relógio usado por Neil Armstrong na 1ª viagem à Lua vai poder ver 1.900 relógios, de 1630 até aos dias de hoje.

Mas se a ideia destas férias é mesmo largar o relógio, então deve demorar-se pelas muralhas, pelo aqueduto do século XVII, pela igreja matriz e pelo Castelo de Serpa.

Parque Natural do Vale do Guadiana

Neste momento do nosso roteiro entra em cena o Parque Natural do Vale do Guadiana, com os seus 70 mil hectares. Além da beleza natural, destaca-se o Pulo do Lobo, um acidente geográfico que remonta ao último glaciar e que deixa todos boquiabertos. É a maior cascata do sul de Portugal, com 20 metros de altura, e com margens tão apertadas que o povo dizia que se passava de um pulo para o outro lado.

Para lá chegar, recomenda-se que vá pelo lado poente: faça um desvio na estrada que liga Beja a Mértola e siga até à aldeia da Amendoeira da Serra, seguindo as indicações até ao Pulo do Lobo. Chega então à Herdade de Pulo do Lobo. Abra a cancela e percorra cerca de 1 km em estrada de terra até ao destino.

Mértola – Vila Museu

Terminada esta experiência, chega a vez de Mértola, o destino mais apropriado para os amantes de história, natureza e tranquilidade. Visite a Igreja de N. S. da Assunção, uma mesquita que foi convertida em templo cristão no século XIII. Recomenda-se ainda o castelo, a mina de S. Domingos, o antigo porto de Pomarão, o Criptopórtico e a casa romana.

Macari Travel

Viagens incríveis? Somos especialistas!
Avatar
Dispomos de consultores com uma média de 20 anos de experiência e paixão por viagens, que irão trabalhar os detalhes e criar férias inesquecíveis.

Related Posts

Veneza começa a multar turistas que não pagam a taxa de entrada no centro histórico

Os visitantes de Veneza que não pagarem a taxa de entrada no centro histórico da cidade enfrentarão multas a partir de 10 vezes o preço do bilhete de…

Disney Cruise Line anuncia itinerários para o verão norte-americano de 2025

A Disney Cruise Line (DCL) anunciou seus itinerários para o verão norte-americano de 2025, que vai de meados de junho a meados de setembro, com destaque para viagens…

Trem com vista: As rotas europeias que oferecem as paisagens mais deslumbrantes

De rotas luxuosas a viagens relativamente desconhecidas, temos informações privilegiadas sobre as rotas de trem europeias mais bonitas para explorar nesta primavera Européia. Agora que estamos em março,…

Vista do canal em Veneza.

Veneza terá taxa de entrada e limitará grupos a partir de abril de 2024

A cidade italiana de Veneza vai começar a limitar a partir de abril a dimensão dos grupos de turistas a 25 pessoas. A utilização de alto-falantes e megafones…

Condor Airlines planeja voar Miami-Frankfurt a partir de maio de 2024

A partir de maio de 2024, o novo carro-chefe da Condor, o A330-900neo, operará três voos por semana de Miami (MIA) para Frankfurt, na Alemanha, com convenientes serviços de conexão para mais de 100 destinos em toda a Europa.

Novas rotas ferroviárias são o seu bilhete para aldeias escondidas e natureza cênica na Itália

A operadora ferroviária estatal da Itália anunciou novos trens turísticos antigos e rotas dormentes.
Em breve, você poderá explorar destinos turísticos italianos populares e aldeias escondidas em trens antigos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Viaje+ Macari Travel

Participe do nosso programa de recompensas
Ganhe pontos e troque por descontos em suas viagens!

 

Registre-se agora e ganhe seus primeiros 500 pontos

0
Would love your thoughts, please comment.x